INSONIA: ANTES DE RESOLVÊ-LA, USE A SEU FAVOR!

Estou “pregado”
Quando não estamos mais conseguindo dormir, passamos a ter um comportamento que traz uma dificuldade maior ainda em pegar no sono ou se eu pego no sono eu fico acordando. Qual é a vantagem em não conseguir dormir à noite? Tem que ter uma vantagem certo?

A vantagem é RESOLVER UM PROBLEMA, pois quando temos um problema mal resolvido ou não resolvido, o nosso organismo quer resolver de alguma maneira.

Vejamos um exemplo:

Eu tenho um belo filme para recomendar a um amigo, esse filme fala do antigo Egito, onde um pessoal vai conhecer as pirâmides… meu amigo se interessa pelo filme e pede o nome, mas acontece que na hora eu não lembro de forma algum, eu prometo que irei achar pelos históricos de pesquisa e mandar o nome depois. Veja que foi criado uma pergunta sem resposta e isso é um grande problema.

Passam-se horas e às vezes até dias, quando você está lá sossegada tomando um cafezinho assistindo ao noticiário da manhã, quando enfim, você se lembra do nome do filme e pensa! Poxa, já sei o nome do filme, mas qual o motivo de lembrar disso agora? Não entendi o motivo disso agora, não me lembro… é aí que surge o problema! Independentemente do tamanho, todo problema é registrado em nosso cérebro e como um registro, vai sendo constantemente cobrado por uma resposta e quando essa resposta é encontrada, ele quer logo mostrar para você. Entende que mesmo sendo um problema pequeno, o cérebro trabalhou constantemente para resolver e quando ele encontra a resposta ele quer mostrar para você.

Mas olha só, nós estamos falando de um problema mínimo, imagine se fosse um problema grande, um problema quase que vital para você, algo importante para a sua história de vida… eu tenho que resolver esse problema só que não é no consciente, no consciente você se cansa, quebra a cabeça e fala ” Vou esquecer, vou dormir e amanhã eu volto a pensar nisso… seu consciente vai dormir, mas seu subconsciente fica ali, acordado, procurando uma resposta, buscando uma solução… isso é um enorme problema, e não estamos falando do nome de um filme esquecido, mas de algo muito importante é vital… que poderá mudar a sua vida, que mudará o rumo da sua história.

Se a situação for do tipo mudança de vida, de forma inconsciente ele vai atrás de uma resposta, e é bem insistente.

Enquanto não encontrar resposta, ele ficará nesta necessidade, quer você lembre, quer não… e mesmo depois que você já se esqueceu e deixou para trás, passou do tempo, passou da hora, eles entram em parafuso lá dentro da sua cabeça e brigam entre si até descobrir.

Algumas pesquisas dizem que o animal que tem um determinado horário de caça onde dorme durante o dia e vai à caça durante a noite… momento que ele está mais ativo, é o típico predador noturno.

Temos alguns tipos diferentes de insônia.

Nem todas as insônias são iguais, temos a insônia onde o indivíduo deita, mas não consegue pegar no sono, e segundo a Etologia animal, isso acontece, porque você é como um animal ofegante, que quando se deita, não consegue dormir pois faz barulho e chama atenção, correndo o risco de atrair os predadores noturnos. Então mesmo cansado esse instinto reptiliano mantém você ainda como um animal em alerta.

Outro tipo de insônia segundo a etologia animal, a pessoa se sente cansado, chega a pegar no sono, dorme, porém se uma lagartixa andar na parede ou um mosquito passar, ela já acorda. Esse sono é raso porque ele não se cansou, não correu de um predador como o outro caso…é aquele tipo de pessoa que precisa de um mínimo descanso para reparo da sua energia… e voltar a correr de novo… novamente cai no sono e dorme de pouquinho em pouquinho… chamamos de sono pingado. Esse tipo de insônia requer que a pessoa durma de pouco em pouco para reparar energia, mas ela tem que sentir que está fora de perigo, pois se ela pegar no sono de verdade, ela não vai ver nem a chegada do predador.

Então sua noite é como a de uma pessoa sonambula, acordada com o mínimo de repouso, pois ela correu correu correu, mas o pior ainda não passou, concluindo que ela é um animal em fuga… é como se ela tivesse ganhado uma certa distância do predador, mas sabe que ele ainda está correndo.

A noite vai assim, corre corre corre e descansa, corre corre corre, descansa.

Na insônia crônica, podemos perceber por pesquisas feitas, que a hora em que é de costume pegar no sono, é as 4 horas da manhã… isso ocorre segundo a Etologia animal, porque quase todos os predadores na natureza vão dormir nesse horário… é como se nosso cérebro dissesse: “Olha! Existem predadores, mas eles também foram descansar… você já pode se recolher.”

Mas esse sono não dura muito, quando der uma 8:00 horas no relógio, seu cérebro já não entende que seja um sono de qualidade, pois, nosso cérebro começa a ter mais comandos de simpaticotonia, ele quer nos acordar, e mesmo que você durma, o sono do dia não é igual o sono da noite.

Isso é um comando neurológico, é neurociência, qualquer livro básico de neuro vai explicar que, durante o dia, nós somos comandados com muito mais efeitos de simpaticotonia do que parassimpaticotonia (comanda nosso sono durante o dia).

A ciência é bem clara em dizer que o sono reparador deve ser a noite, as pessoas que trabalham a noite, dizem que produzem mais a noite… mas podem ter se enganado, e um dia ele será cobrado por ter trocado o dia pela noite tantas vezes consecutivas.

Então você precisa identificar quando é que começou a sua insônia, foi a um ano atrás, foi a um mês atrás, foi a 20 anos atrás… identifique quando é que seu sono começou a ficar com má qualidade, o diagnóstico de quando aconteceu, o evento que ocorreu próximo a essa data, quando seu sono começou a não ter mais aquela qualidade de uma noite contínua. Quando identificada, procure pensar o que aconteceu mais ou menos nessa época na sua história que foi impactante, inesperado e dramático… não pode ser apenas um conflito, precisam serem os três ao mesmo tempo… aquelas situações que te pegaram de surpresa, que te deram uma rasteira.

Quando os três acontecem meu amigo… sai de perto, seu cérebro registra e aí se é um problema já registrado como vital, ou você resolve com amor, carinho leveza, ou você deixa para lá porque aquilo está te desgastando.

Não se veja como vítima, entenda de onde vem esse comportamento, pois quando você entende, você deixa o julgamento ou a classificação de que você tem uma doença ou um problema… você tem um comportamento ou uma vantagem por trás, por isso essa insônia não te deixa.

E você toma, toma a medicação, mas ela não faz mais efeito e aí você fica refém desse medicamento até quando? Comece a ampliar as possibilidades de resolução, se você tem que tomar os medicamentos todos os dias, isso não é uma resolução, é apenas ganho de tempo… logo você não precisará mais.

about